Joinville - SC(47) 3028-9929

Blog

Home / Blog

Projetos Urbanísticos concepção, aprovação e execução.


 

riverside-cultural-park-versal-engenharia

 

       A concepção de projetos urbanísticos são recorrentemente desenvolvidos em vazios urbanos, como grandes terrenos, passiveis de receber a implantação de projetos privados como loteamentos, condomínios residenciais ou comerciais, ou projetos de interesse público como, obras de melhoria da mobilidade urbana e serviços a população, grandes empreendimentos, revitalização de áreas naturais (mesmo dentro de áreas urbanas) e a revitalização de ocupações precárias onde há uma degradação quanto à qualidade do espaço, associado a um baixo desenvolvimento humano, proveniente do grau de vulnerabilidade a que são expostas as populações que ali habitam.

       Os projetos urbanos atuais merecem levar em consideração à aplicação de múltiplos usos com a priorização de tecnologias favoráveis a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Em áreas de tráfego intenso as soluções concentram-se na integração de modais, compatibilizando transportes de massa como, por exemplo, as linhas Bus Rapid Transit – BRT,  Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT e bicicletas, como na cidade de Copenhague capital da Dinamarca, onde atualmente mais de 37% das viagens são feitas por bicicleta (GEHL, Jan. Cidades para pessoas, 2014). As áreas dimensionadas com passeios espaçosos proporcionam conforto aos usuários, pois o uso do carro é consciente e a distribuição de áreas verdes são pontos prioritários na idealização dos projetos urbanos. As participações da população, nas etapas de elaboração de grandes projetos reforçam o sucesso na concepção do planejamento urbano.

       Os Arquitetos Urbanistas são os principais atores na concepção de um projeto urbano, além deste profissional equipe de desenvolvimento da Versal Engenharia e Consultoria conta com Engenheiros Ambientais responsáveis por auxiliar no planejamento regional e urbano ordenado com o meio ambiente ocupado; Engenheiros especializados em infraestrutura, estudos de tráfego viário e geotecnia, entre outros profissionais para desenvolvimento dos projetos executivos que compõem um projeto urbanístico.

       A etapa de aprovação dos projetos urbanísticos passa pelas avaliações, das secretarias municipais de planejamento urbano e pelos órgãos ambientais municipais, estaduais ou federais, estes em conjunto são responsáveis pela análise e permissão de instalação dos projetos. As equipes técnicas governamentais verificam se o projeto apresentado atende a legislação urbanística e ambiental vigente, também determinam se o projeto precisará passar por audiência pública e parecer do conselho da cidade.Com as etapas predecessoras de planejamento bem definidas e projeto executivo aprovado chega ao momento da execução. Projetos de alta qualidade estabelecem uma direção favorável a excelência nas obras, controlando recursos e promovendo benfeitorias que, transformam-se em áreas de alto valor agregado e verdadeiros desenhos em harmonia com a natureza.

Por: versal