(47) 3028-9929  (47) 98851-2131 versal@versalengenharia.com.br

PROJETO GEOTÉCNICO DE CONTENÇÃO DE ENCOSTA

CONTRATANTE

Hotel Monthez e Rosin Empreendimentos

LOCAL

Brusque, SC

SERVIÇOS

Estudo de estabilidade de encosta e projeto executivo de contenção

 

SERVIÇOS EXECUTADOS

Trata-se de uma encosta com mais de 60 metros de altura e 80 metros de largura que apresentava processo erosivo avançando (Figura 1 e 3), causando insegurança ao comércio instalado no pé da encosta e aumento do risco para o Hotel que ocupa o topo do morro. A encosta formada por um neossolo composto predominantemente por xistos e grafite com fragmentação acentuada, já registrava dois escorregamentos que chegaram a colidir com o empreendimento comercial. A face leste da encosta estava recoberta pela espécie arbórea exótica arbórea Pinus elliottii, que devido a sua característica deixava o solo exposto sem outras coberturas vegetais, o que também acelerava os processos erosivos. A drenagem por sua vez era coletada sistema calhas superiores que não tinham ligação com base do talude e rede a de drenagem urbana, isso era um dos principais fatores que estavam acelerando o risco de colapso generalizado.

A Versal Engenharia e Consultoria realizou levantamentos topográficos, estudos ambientais e geotécnicos, e desenvolveu uma solução integrada (Figura 2 e 4) que envolveu as seguintes ações:

a) Projeto de um muro de gabião caixa com ancoramento no subsolo promovendo a fixação da base da encosta , evitando assim a ruptura circular, essa estrutura possibilitou a drenagem da base da encosta por ser permeável;
b) Fora projetada e executada a reforma do sistema de drenagem pluvial, com interligação deste com a base e via urbana por meio de escadas hidráulicas, calhas e tubulação;
c) Promoveu-se a remoção de árvores sujeitas ao tombamento e revegetação do solo acima dos gabiões;
d) Fixação no talude por meio do sistema steel grid (tirantes de aço interligados a uma malha de aço), este sistema promoveu atirantamento da encosta mantendo sua superfície de ruptura mais distante do neossolo e fixada à rocha de suporte.

O sistema de grades foi recoberto com cimento projetado promovendo a proteção e fixação dos fragmentos rochosos, isso também possibilitou a impermeabilização da área, funcionado como uma drenagem superficial.