(47) 3028-9929  (47) 98851-2131 versal@versalengenharia.com.br

O nosso diretor técnico, Eng.° Sidney Carvalho, participou da 18ª edição do COBRAMSEG – Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, em Belo Horizonte/MG, nos dias 19 a 22 de outubro.

O congresso ocorre a cada dois anos e costuma reunir os maiores especialistas e pesquisadores do país da área da mecânica dos solos e das rochas.

Com o tema  “O Futuro sustentável do Brasil passa por Minas” o evento buscou remeter à condição primordial de coexistência entre a exploração consciente de nossos maiores recursos naturais e a responsabilidade de desenvolvermos projetos que proporcionem uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações que receberão este legado.

Esta edição, uma preocupação maior é dada a área ambiental, tanto que equipamentos, produtos e metodologias estão cada vez mais acessíveis para prever e solucionar problemas voltados aos solos e água, bem como sua interação com o ambiente construído.

Ainda no primeiro dia, foi ministrado minicursos específicos. Por ser especialista na área de solos, nosso diretor participou de um minicurso voltados às investigações do solo onde foram detalhadas as sondagens especiais, tais como os ensaios CPT, CPTu, DMT e SDMT, assim como as interpretações resultantes dos boletins gerados por cada ensaio.

Segundo o diretor, o engenheiro especialista sempre deve estar atento às novas metodologias e tecnologias de sua área de atuação. Deve se preocupar em buscar a excelência em suas atividades, mesmo que localmente, solicitações específicas não sejam tão comuns. Ocorre que o engenheiro deve pensar à frente de seu tempo e estar sempre preparado a atender solicitações não comuns em seu dia-a-dia. Além disso, deve estar preparado para atuar em grandes projetos e obras, fora de sua cidade e país.

Finalmente considerou que o congresso foi de suma importância para suas atividades na Versal Engenharia e agora sua preocupação será repassar esses conhecimentos aos colaboradores direto de sua área na empresa. Sustentou dizendo que “ o engenheiro geotécnico, para se manter no mercado e ser reconhecido como tal,  é preciso se preocupar com as investigações do solo onde ficarão apoiadas as estruturas de fundação.

Projetar e dimensionar os elementos estruturais mediante relatórios de sondagem convictos, controlar e exigir a qualidade dos materiais e mão-de-obra e implantar um sistema de monitoramento durante e depois das obras, passa ser as diretrizes primordiais na geotecnia. A partir dessas ações, o engenheiro poderá facilmente projetar e  antever problemas com reduzido investimento.

Esse é o propósito da engenharia, projetar economicamente as edificações, buscando a economia e segurança ao longo de sua vida útil”.

WhatsApp